Estilo de vida

Intestinos doentes? Os sinais a que deve estar atento

São considerados um ‘segundo cérebro’ e acabam por desempenhar funções bastante importantes no organismo.

Manter a saúde intestinal regular é bastante importante para o normal funcionamento do organismo. Há quem considere mesmo os intestinos como um ‘segundo cérebro’. Existem alguns sinais a que deve estar atento, tudo para evitar algum tipo de doença neste órgão.

O portal The Healthy falou com a nutricionista Lisa Dreher para perceber os sintomas que o podem fazer levar a procurar um médico especialista.

O estômago está a dar alertas

Inchaço regular e prisão de ventre são alguns dos sinais de alerta. “O desconforto gastrointestinal, especialmente depois de comer refeições ricas em carboidratos, pode ser o resultado de má digestão”, explica Lisa Dreher. Acaba por ser no estômago que tudo começa.

Tem desejos por certo tipo de alimentos

O desejo por alimentos com demasiado açúcar pode indicar que está com um desequilíbrio nas bactérias intestinais.

Está a perder (ou a ganhar) peso muito rápido

“Alguns micróbios do intestino delgado podem interferir na absorção de vitaminas, minerais e gordura, o que pode levar a mudanças bruscas de peso”, continua.

Sente-se ansioso e triste

Grande parte do neurotransmissor que afeta o humor é produzido nos intestinos. “Desequilíbrios intestinais podem desencadear sintomas depressivos”, alerta Lisa Dreher.

Não está a dormir bem

“Não ter serotonina suficiente pode levar a crises de insónias ou dificuldade em dormir”, explica.

Lesões na pele 

“Erupções cutâneas e eczema podem ser um sinal de má saúde intestinal, uma vez que se desenvolvem quando existe um desequilíbrio nas bactérias intestinais”, continua.

Mostrar mais

Revelando São Carlos

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, noticias de São Carlos e região, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios