O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de risco de temporais que podem atingir partes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O alerta é válido para as próximas horas e pode ser atualizado conforme a evolução das condições climáticas.
De acordo com o INMET, as áreas mais afetadas devem registrar chuvas intensas, com acumulados entre 30 e 60 mm por hora, ventos fortes de até 100 km/h e queda de granizo. Existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
No Rio Grande do Sul, a região metropolitana de Porto Alegre, áreas da serra e fronteira oeste estão entre as mais vulneráveis. Em Santa Catarina, o litoral e o planalto podem ser atingidos. No Paraná, as regiões sul e leste, enquanto em São Paulo, o Vale do Paraíba, litoral norte e capital paulista devem ficar em atenção.
A Defesa Civil orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores ou estruturas frágeis durante as tempestades, desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas e fechar portas e janelas em caso de ventos fortes. Em áreas de risco, é recomendável buscar locais seguros e seguir as instruções das autoridades.
Recomenda-se acompanhar as atualizações pelos canais oficiais do INMET e da Defesa Civil. Para mais informações sobre a previsão do tempo e alertas, volte à página inicial ou consulte a seção Brasil do Revelando São Carlos.