Geral

Dia Internacional do Yoga. Cinco práticas e onde experimentar

O Urban Sports Club reúne algumas sugestões

De forma mais intensa, com mais recurso a materiais de apoio, ou com mais ou menos intensidade, existe uma prática de yoga adequada a qualquer pessoa. E a melhor forma de perceber a que mais se adequa a si é mesmo experimentar.

Com isso em mente, o Urban Sports Club reuniu algumas das diferentes práticas da modalidade para assinalar o Dia Internacional do Yoga, que se celebra esta terça-feira, 21 de junho.

Aerial Yoga

Neste tipo de yoga, os alunos são convidados a praticar enquanto estão suspensos através de um tecido preso ao teto. Os praticantes executam posturas e sequências fluídas semelhantes às que são praticadas no tapete. Esta prática, que junta elementos de yoga, dança e acrobacias aéreas, permite ainda ativar diferentes grupos musculares, ao mesmo tempo que garante uma forte componente relaxante, suportada pelo facto de estarmos suspensos.

Ashtanga yoga

Esta prática caracteriza-se pela prática fluída de exercícios e coreografias, que se coordenam com a respiração. O objetivo final do ashtanga yoga é a purificação do corpo e da mente, e a sua prática organiza-se em oito pilares, que compreendem desde a autodisciplina, a postura, concentração e até meditação.

Hot yoga

Neste tipo de yoga, os alunos praticam em ambientes quentes, com temperaturas que oscilam entre os 38 e os 40 graus. É uma prática bem recente, já que surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos, mas tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.

Graças ao calor na sala, os músculos facilmente relaxam, tornando a execução dos vários movimentos de forma mais fácil e até menos arriscada – reduzindo significativamente o risco de lesões. Por essa razão, o Hot yoga combina poses e movimentos mais dinâmicos.

Acredita-se que esta prática é ideal para desintoxicar o corpo, fator auxiliado pela temperatura alta, e que ainda beneficia a compressão dos órgãos internos. De forma natural, o Hot yoga acaba também por reduzir o desgaste físico, melhorando a circulação sanguínea.

“O Hot yoga permite-nos aceder a um ambiente único que é aquecido a altas temperaturas e tem recurso a aromaterapia, iluminação ambiente e música cuidadosamente selecionada. Todo o ambiente, potenciado pelo calor, permite-nos ir executar as posturas, aquecendo os músculos ao mesmo tempo que aumentamos o nosso ritmo cardíaco”, explica Davie, do espaço Hotpod Yoga Lisboa, em comunicado.

Ivengar yoga

O Ivengar yoga é um método cujo principal objetivo é aproximar a prática de qualquer pessoa, independentemente de possíveis dificuldades que possa ter na prática de exercício ou na adoção de posturas mais exigentes. Por isso, é um tipo de yoga que privilegia o rigor técnico e o alinhamento das posturas, muitas vezes, recorrendo frequentemente a materiais de apoio, como blocos, almofadas, cintos ou até cadeiras que auxiliam a entrada nas posturas e que permitem a iniciantes uma melhor consciência corporal e execução.

Hatha Vinyasa yoga

O Hatha Vinyasa é um estilo de yoga que une o trabalho de postura corporal com exercícios respiratórios, como uma meditação em movimento. A sua prática envolve, por isso, uma associação de posturas com métodos de relaxamento e concentração, cujo objetivo final é induzir a um estado de consciência mais elevado.

Entre os benefícios, destacam-se o aumento da força física, a melhoria da capacidade respiratória, a estabilização da postura e uma maior flexibilidade. Mas é também uma prática que desenvolve fortemente o equilíbrio emocional dos alunos.

“Nesta prática, as respirações (pranayama) são profundas, pelo nariz, e permitem-nos aprofundar as asanas (posturas) e fluir de umas para as outras, de um movimento para o outro, respeitando a expansão ou contração do corpo”, refere Filipa Verol de Araújo, do Sacral & Hearth Yoga.

Notícia ao minuto

 

Mostrar mais

Revelando São Carlos

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, noticias de São Carlos e região, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: